domingo, 20 de maio de 2012

HIPERATIVIDADE INFANTIL (TDAH)

HIPERATIVIDADE INFANTIL (TDAH)


O Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)


Hiperatividade


O Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) tem três sintomas: hiperatividade, falta de atenção e impulsividade. Trata-se da síndrome da conduta, de origem neurobiológica, mais frequente durante a infância. Estima-se que cerca de 5% da população infanto-juvenil, de 3 a 16 anos, sofre, sendo 3 vezes mais frequente nos homens.

Conhecida por TDAH, é uma patologia que se caracteriza pela existência de três sintomas: hiperatividade (movimento contínuo e superior ao esperado para a idade da criança), falta de atenção e impulsividade. Um transtorno que se produz devido a uma alteração do sistema nervoso central. É hoje, uma das causas mais frequentes do fracasso escolar e de problemas sociais na idade infantil. É uma patologia crônica, altamente genética (75%), mas que se pode diagnosticar e tratar.

Hiperatividade, falta de atenção e impulsividade


As crianças que sofrem de TDAH apresentam conduta inapropriada para sua idade. Custa-lhes controlar seu comportamento, suas emoções e pensamentos. Têm uma grande dificuldade para prestar atenção e a concentrar-se. No entanto, nem todas as crianças chegam a experimentar todos os sintomas. Depende muito do tipo de TDAH que tenha.

O fator hereditário influi no seu desenvolvimento chegando a sofrer o problema, 44% das crianças que tiveram pais ou mães hiperativas.

Muitos pais e professores sentem dificuldades para identificar se a criança é portador de TDAH, ou se o que lhe falta é limites, dado que as crianças nesses estados podem apresentar sintomas parecidos.

No caso do TDAH, a criança apresenta sintomas como:


- Inquietude. Move os pés, mãos e o corpo sem um objetivo claro. Levanta-se, salta e corre quando tem que estar sentado.

- Baixa auto-estima, devido sua impopularidade.

- Aborrecimento e excitação excessivos e incontroláveis. Não consegue brincar de forma tranquila. Não respeita a vez dos outros. Excita-se e se aborrece com frequência.

- Grau acentuado de impulsividade. Age antes de pensar. Responde antes que terminem a pergunta.

- Falta de concentração. Não atende aos detalhes, nem à organização, nem as instruções.

- Falta de persistência. Além de não terminar as tarefas, evita as que necessitam de um esforço contínuo.

- Dificuldade para organizar-se e manter a atenção.

- Distrai-se com muita facilidade. Esquece-se do que tem que fazer.

- Surdez fictícia.

Tratamento da hiperatividade infantil


O TDAH é uma patologia pouco conhecida, difícil de detectar e fácil de confundir. A complicação do tipo neurológico se desencadeia em idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, alcançando o nível mais crítico aos 6. Os especialistas apontam que as crianças com hiperatividade não tratadas a tempo, terão problemas na adolescência, sofrerão problemas para relacionar-se e inclusive fracasso escolar. No entanto, um tratamento contínuo à medida que a criança vá crescendo, permitirá que o transtorno melhore, e inclusive que se consiga controlar.

A grande dificuldade que apresentam as crianças para atender, selecionar, manter, e controlar a atenção aos estímulos que lhes apresentam, assim como a excessiva agitação que apresentam, justificam a necessidade de uma ajuda e de um acompanhamento profissional. Um especialista ajudará a criança a adquirir hábitos e estratégias cognitivas para que seu desenvolvimento social, familiar, escolar, etc., esteja à altura de suas capacidades. O tratamento tem como objetivo:

- Melhorar ou anular os sintomas do transtorno.

- Diminuir ou eliminar os sintomas associados.

- Melhorar a aprendizagem, linguagem, escrita, relação social e familiar.

Para isso, o especialista empregará, segundo o caso, informação exaustiva aos pais e professores, tratamento farmacológico (imprescindível em 7 de cada 10 crianças), e tratamento psicopedagógico.

Não se deve esquecer que os pais desempenham papel fundamental durante o tratamento. As crianças hiperativas necessitarão muito apoio, compreensão, carinho, e sobretudo muita paciência para que pouco a pouco consigam desenvolver seu dia-a-dia com normalidade.
http://br.guiainfantil.com/hiperatividade-infantil/102-hiperatividade-infantil-tdah.html
Fonte:

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

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MACATUBA, SP, Brazil
Em 1994 foram entregues os bairros Jardim América e Bocayúva e nossa escola foi criada para atendê-los. A inauguração do complexo educacional do CAIC ”Cristo Rei” se deu em 16/12/1994. As aulas iniciaram em 07/02/1995. Em 1999, ocorreu a Municipalização e com o crescimento da demanda não havia espaço físico suficiente. A Equipe Escolar, Prefeitura Municipal e Diretoria de Ensino firmaram um convênio PAC entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para a construção de um novo prédio. O início da construção se deu em 2004 e em 2006 a E E Jardim Europa mudou-se para seu novo prédio. O nome CAIC se deu pelo (PRONAICA - Programa Nacional de Atenção à Criança e Adolescente) que objetivava a construção de CAICs (Centro de Atenção Integral a Criança), para garantir à criança e ao adolescente direitos fundamentais e seu desenvolvimento integral. O nome Cristo Rei foi escolhido devido à construção de uma igreja que possuía como padroeiro Cristo Rei. A atual equipe gestora é composta pela diretora Gláucia M. da Costa Santos, vice Sílvia Cristina F. Pedroso e coordenadores Vanderlei B. da Conceição, Priscila Andréia R. Nicolau, Andréa Terezinha A. Martins e Lucinéia Matias de O. Medina.